Exame Covid-19 Negativo para entrar no Brasil

Se você veio para o Brasil durante esse período de pandemia em que vivemos, provavelmente você notou que, diferente de muitos outros países, para entrar no território brasileiro não era necessário apresentar o resultado negativo de um teste para a Covid-19.

Caso você esteja fora do Brasil, ou conhece alguém que venha para cá, fiquem atentos, pois a política de entrada no Brasil vai mudar a partir do dia 30/12/2020. A contar dessa data, tanto brasileiros quanto estrangeiros, deverão apresentar um teste PCR resultando negativo para a Covid-19. Se programem com antecedência, pois o teste deve ser feito em até 72h antes do embarque.

A nova regra surgiu após uma portaria publicada pelo governo federal nesta última quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2020. Anterior à essa exigência, a Anvisa, através de uma nota técnica, já recomendava a necessidade de apresentar o resultado negativo de um teste para a Covid-19 para quem embarcasse no Brasil, mas o governo havia ignorado tal orientação.

Além do teste negativo, o viajante também deverá assinar uma declaração de saúde, na qual concorda que o mesmo irá seguir as medidas de prevenção da Covid-19 no período em que estiver no Brasil.

compartilhe